Pular para o conteúdo

ANEEL aumenta bandeira vermelha 2 em 52%

A Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL aprovou nesta terça-feira (29/6) a resolução que estabelece as faixas de acionamento e os adicionais das bandeiras tarifárias a partir de 1º de julho de 2021.

O valor da bandeira tarifária vermelha patamar 2 será de R$ 9,492 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, que representa um aumento de 52% no valor pago pelo consumidor.

A diretoria da ANEEL decidiu também novos valores para as outras bandeiras:

  • Amarela, aumento de 39%;
  • Vermelha patamar 1, redução de 4,5%;
  • Vermelha patamar 2, aumento de 52%.

 

O valor deliberado pela Diretoria Colegiada da ANEEL para a bandeira vermelha patamar 2 contempla os custos de geração de energia elétrica decorrentes da conjuntura hidrológica de exceção vivenciada neste momento, a pior desde 1931 segundo o Operador Nacional do Sistema (ONS). Uma nova consulta pública será aberta nos próximos dias para avaliação do valor da bandeira tarifária patamar 2.


A bandeira verde, que indica boas condições de geração de energia, é gratuita desde a adoção do sistema, em 2015. Vale recordar que as bandeiras tarifárias, atualizadas anualmente até 2019, permaneceram com valores inalterados em 2020 como medida emergencial da ANEEL para aliviar a conta de luz dos consumidores e auxiliar o setor elétrico em meio ao cenário de pandemia da Covid-19. Pelo mesmo motivo, a ANEEL manteve a bandeira verde de junho a novembro de 2020 – nesse período, os custos da Conta Bandeira foram supridos pela Conta Covid, empréstimo ao setor elétrico feito junto a bancos públicos e privados, com o objetivo de aliviar os impactos da atual crise no setor elétrico.

Fonte: ANEEL